Link Building é muito mais do que apenas criar links por aí. É uma espécie de arte (alguns diriam), mas prefiro entender como uma forma de gestão ou estratégia para conseguir ligações na web de forma relevante para um site e consequentemente aumentar suas visitas. Para entendermos o conceito de Link building é essencial sabermos o que é um link e qual sua importância para um site.
Link é uma expressão motivada pelo uso da informática, importada da língua inglesa e que significa ligação. Pode ser uma palavra, um termo ou uma imagem que ao clicarmos dará acesso a um documento qualquer.
É importante por dois motivos:
- Por ele sua página pode ser acessada diretamente por pessoas e robôs de busca.
- Eles também servem como um voto do usuário na visão dos buscadores. Palavras que estão no texto âncora, no atributo title e no contexto dão relevância para a página que está sendo linkada, e dessa forma auxilia no posicionamento nos resultados de busca não paga.
O texto âncora e o texto que vai dentro do atributo title, além do contexto ao qual o link está inserido, dão relevância à URL que está dentro do atributo href.
Exemplo no código:
<a href=”http://www.dartagmam.com./quer-aumentar-a-performance-do-seu-site-faca-testes” title=”teste: como aumentar a performance de seu site”>performance de site</a>
Os links como fator de posicionamento foi uma das causas do sucesso doGoogle. O seu algoritmo Page Rank em 1997 foi pioneiro em mostrar resultados de acordo com o que as pessoas indicavam (no casolinkavam).
Existem sites com pouca implementação técnica e conteúdo insuficiente mas que conseguem posicionamento graças às recomendações deste tipo. Essa motivação faz com que muitos considerem o Link Buildingcomo um dos pilares de SEO (Search Engine Optimization). Apesar dessa motivação, há ainda aqueles que não se deram conta da importância dessa estratégia para manter seu site bem posicionado, ou então que não conseguem manter a disciplina de gerir seus links.
Quando usar Link Building?
Link building é uma excelente estratégia para alcançar bom posicionamento nos mecanismos de busca como o Google, mas nem sempre é tão necessário – apesar de ser um diferencial enorme. Se o seusite já possui alguns links e está bem posicionado, talvez seja preciso focar na elaboração de novos conteúdos. O trabalho de Link Buildingmuitas vezes faz mais sentido em um mercado mais competitivo, aonde só texto relevante e otimização técnica já não são suficientes para deixar o seu site nas melhores posições .
***
Isso não foi tudo, sabemos que o assunto é amplo e contém várias metodologias, mas espero que tenham gostado. Nas próximas semanas iremos lançar outro artigo mostrando como conseguir mais links em seu trabalho de Link Building.
Até a próxima!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor Clicando aqui!