Ter uma boa relação com os colegas de trabalho e ampliar sua rede de contatos é um dos passos essenciais pra quem quer construir/melhorar o seu Networking e atingir boas oportunidades no mercado de trabalho. Entretanto, como fazer isso sem parecer interesseiro ou puxa saco? Veja mais nas nossas dicas a seguir:
- Mantenha contato. Procure sempre estabelecer alguma relação com as pessoas interessadas, mesmo que seja através de um: “olá, tudo bem?”.
- Promova uma relação de troca. Não adianta forçar a barra se a comunicação não flui. Nestes casos, se o “olá, tudo bem?” não está funcionando, mude a estratégia e procure tocar em assuntos de interesse em comum com o outro.
- Evite intrigas. Este tipo de comportamento queima o seu filme e traz impressões negativas a seu respeito, e a respeito do seu caráter.
- Tenha mentores. Ter alguém que está acima ou no mesmo patamar que acredita em seu trabalho e acompanha o seu esforço é muito importante para que esta mesma pessoa recomende seu nome quando estiver lá em cima.
- Mantenha uma conduta favorável em redes sociais. Evite fotos comprometedoras ou comentários negativos sobre o seu trabalho e afins.
- E por fim, só gaste energia com contatos que realmente atuem em sua área. Redes de relacionamento profissional têm de ser pensadas com estratégia. Evite atirar para todos os lados, mantenha o foco e estreite suas relações.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos este blog? Colabore com o autor clicando aqui!