Antes de se falar de relações públicas online é importante mencionar o que são relações públicas numa perspectiva mais tradicional. Relações Públicas designa a profissão e relações-públicas o profissional dessa atividade de comunicação. Relações Públicas ofertam uma variedade de funções a serem exercidas para as diversas organizações (sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor), sempre com vistas à manutenção do equilíbrio entre estas e os públicos com os quais interagem. O objetivo do trabalho é o equilíbrio entre a identidade e a imagem de uma organização, focando a imagem institucional e trabalhando a relação com a opinião pública.
A Associação Brasileira de Relações Públicas propôs em 1955 o seguinte conceito para a profissão: "Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada"
O setor de relações públicas, muitas vezes tem algumas conexões de alto nível e utiliza alguns caminhos diferentes para ajudar você a ganhar visibilidade, por isso é importante aproveitar ao máximo as intervenções que esse departamento tem a oferecer
O setor de relações públicas, muitas vezes tem algumas conexões de alto nível e utiliza alguns caminhos diferentes para ajudar você a ganhar visibilidade, por isso é importante aproveitar ao máximo as intervenções que esse departamento tem a oferecer
Primeiramente é preciso de um departamento de Relações Públicas com um ou vários encarregados para criar as relações e conexões com diversos públicos, incluindo grandes publicações, formadores de opinião, veículos e outras empresas que podem oferecer publicidade (e não propaganda) para uma empresa.
Podem escrever com facilidade um texto de fácil visualização Basicamente, eles tem o repertório necessário para criar o conteúdo certo no momento certo e sabem o que o público quer. O Profissional de Relações Publicas pode rever todo seu conteúdo e otimiza-lo para leitura sem perder as características da otimização nas buscas.
OBJETIVOS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS
- Construir, manter ou reformar a reputação online positiva de uma instituição, seja ela um produto, uma marca, uma empresa, uma entidade, uma organização civil ou governamental, uma pessoa física;
- Pensar e gerenciar as relações da organização com todos os seus públicos e o impacto na reputação;
- Gerenciar crises;
- Planejar e organizar eventos dentro do conceito Institucional e Organizacional visando objetivos estratégicos de relacionamento público;
- Promover pesquisas de opinião pública;
- Planejar e produzir publicações institucionais;
- Desenvolver atividades de relacionamento com a mídia (muito mais amplas que o termo popularmente conhecido - assessoria de imprensa);
- Identificar potenciais patrocinadores e fazer parcerias e convênios;
- Desenvolver atividades de relacionamento com a comunidade a partir de políticas de responsabilidade social;
- Reconciliar o interesse público ou ajustar com este, dos aspectos de uma conduta individual ou institucional que tem significado social.
- Desenvolver através da Comunicação o entendimento do Público Interno às orientações diretivas conforme Planejamento Estratégico estabelecido em função de objetivos organizacionais.
- Identificar e/ou construir canais e códigos de linguagens que possibilitem a aceitação dos públicos em função dos Objetivos Organizacionais de forma ética e democrática.
- Monitorar as variáveis de comportamento dos públicos de interesse da organização.
- Instrumentalizar através de informações estratégicas a cúpula diretiva para permitir decisões claras e lógicas face ao contexto político/social/econômico/tecnológico em que está inserido a Empresa/Organização.
REDES SOCIAIS E SEO
Podemos ainda juntar o facto de as redes sociais serem usadas como motores de busca, onde podemos recorrer ao nosso capital social como forma de encontrar conteúdo com mais interesse, com mais relevância e contextualização. É por esta razão que os blogs e as redes sociais como os blogs, Linkedin, Twitter e Facebook têm muita importância. No entanto, nada disto invalida que sejam aplicadas técnicas de SEO como estratégia para ajudar a organização a conversação com o público certo e a retirar os problemas de dispersão e fragmentação da informação que foram referidos.
CONCLUSÃO
Relações Públicas Digitais e Online visa relacionamento com os influenciadores de opinião nas mídias sociais, promovendo o diálogo com os diferentes públicos da organização que têm presença ativa na web. Hoje em dia, praticar relações públicas passa por dar resposta a todos estes desafios.
E com todos os fatos elaborados acima posso dizer que o profissional de Relações Públicas planeja, executa e avalia as políticas de relacionamento da instituição, de maneira ética e estratégica, com todos os segmentos sociais, dando suporte para que ela se adapte num ambiente de constante transformação. Em resumo é um profissional que trabalha com Comunicação Estratégica e Mediada.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos este blog? Colabore com o autor clicando aqui!