A sociedade da aprendizagem, que vivenciamos neste início de século XXI, faz com que todos nós estejamos sempre em busca de novos conhecimentos. Para que isso aconteça, de forma coerente e construtiva, a maioria das pessoas necessita de orientação sobre como conduzir/realizar seus estudos.
Nesta perspectiva, a Educação tem considerado o emprego das Tecnologias da Comunicação e Informação – TIC, tornando dispensável a presença física do orientador/professor em alguns níveis do processo de ensino, seja em cursos de nível superior, médio ou de atualização profissional.
A opção pela Educação a Distância (EAD) deve ter objetivos bem
definidos. Isso é muito importante para se tirar o máximo proveito desse método
no sentido de retornos tanto para o aluno quanto para o educador.
Um treinamento em EaD, seja em qual plataforma for implementado, vai
necessitar de uma infraestrutura de recursos humanos semelhante à presencial,
para seu perfeito funcionamento. Deve, ainda, considerar o aprimoramento
contínuo da equipe responsável pelos treinamentos em EaD, a fim de buscar
maneiras diferentes de envolver os participantes nesta caminhada para
aquisição de conhecimento, já que, um fórum sem discussões, é o mesmo que
uma sala de aula deserta, ou cheia de estudantes sem a orientação devida do
instrutor/professor.
A educação deve ser construída por pessoas e para pessoas. As inovações
tecnológicas devem servir para facilitar esta troca e não para substituí-la. O
educador precisa aprender a utilizá-las a seu favor, melhorando o processo de
ensino e aprendizagem como um todo. O Moodle foi criado nesta filosofia de
participação de todos, para auxiliar no processo de organização das aulas em
função do projeto pedagógico de quem cria o curso.
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