Introdução a linguagem HTML

Um documento HTML (HyperText Markup Language) é um conjunto de instruções em formato ASCII, usada para criar documentos hipertexto e que podem ser visualizados por um browser WWW (como o Netscape). Para criar uma página HTML você  pode usar qualquer editor que possa salvar arquivos no formato “ASCII com quebras de linhas”, como por exemplo o Notepad do Windows, ou então usar um editor HTML específico.

A linguagem HTML utiliza Tags (marcações) que informam ao browser como exibir o documento.
As marcações do HTML consistem do sinal <, (o símbolo de “menor que”), seguida pelo nome da marcação e fechada por > (“maior que”).
De um modo geral, as tags aparecem em pares, por exemplo, <H1> Cabeçalho</H1>. O símbolo que termina uma determinada marcação é igual aquele que a inicia, antecedido por uma barra (/).
No exemplo, <H1> inicia a formatação do primeiro nível de cabeçalho e </H1> indica que o cabeçalho acabou.
Há excessões a esse funcionamento em pares das marcações. Por exemplo, a que indica um final de parágrafo: <P>, não necessita de um Tag correspondente: </P>. A marcação que indica quebra de linha – <BR> – também não precisa de uma correspondente, e outras tais como <HR> e <LI>..
Importante: HTML não faz diferença entre maiúsculas e minúsculas (não é “case sensitive”). Então a notação <title> é equivalente a <TITLE> ou <TiTlE>.
  1. Se você gostou, que tal aproveitar para baixar a apostila completa de HTML.
14855840014880804053

VEJA TAMBEM

Postar um comentário

Atenção antes de Deixar um Comentário!
- Se o seu comentário for relacionado ao post, tenha certeza de que o leu.
- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.

Postagem Anterior Próxima Postagem