A tecnologia evolui a cada dia que passa e a internet já passou a fazer parte da vida das pessoas. A internet, com infinitos sites, não para de crescer e muitas pessoas se perguntam em como criar um site próprio e que seja de qualidade. Para a criação de sites, é necessário fazer um planejamento e analisar se a ideia é válida ou não. Muitas vezes os sites não possuem ideias que atraem os usuários e acabam sendo mal sucedidos.
Uma das principais etapas do planejamento de um site é escolher em qual linguagem de programação deseja desenvolvê-lo. Existem duas linguagens mais usadas pelos desenvolvedores: PHP e ASP. Além disso, o HTML e CSS, que não são considerados linguagens de programação, também são largamente utilizados no desenvolvimento de sites.
- PHP (Hypertext Preprocessor) é uma linguagem que é livre, interpretada e muito utilizada páginas dinâmicas na web. Ela possui domínio específico, ou seja, seu campo de atuação é o desenvolvimento web. Além disso, seu objetivo é gerar implementações web que sejam eficazes, rápidas e simples.
- ASP (Active Server Pages) é um ambiente que gera scripts direto no servidor. Ou seja, ela é utilizada para criar páginas que não são estáticas, mas que são interativas e de alto desempenho. Esses scripts são criados para rodar em servidor e não no cliente, pois é o servidor que transforma os scripts criados em HTML padrão.
- CSS (Cascading Style Sheets) é uma linguagem de estilo. Ela é utilizada para a correta definição de como será a apresentação das páginas web. Sua principal função é separar o formato e o conteúdo do documento. Ou seja, ao invés de definir toda a formatação dentro das páginas HTML, o desenvolvedor criar uma ligação entre a página que contém todos os estilos com todas as outras páginas para dar o formato a seus componentes.
- HTML é uma linguagem de marcação (acrônimo de HyperText Markup Language) que é utilizada para a produção de páginas da web. Os documentos criados em HTML são interpretados pelos navegadores para que o usuário possa visualizar de forma correta.
Colabore com o autor clicando aqui!