Com a expansão da Internet, estar conectado virou uma questão de sobrevivência para as empresas. Essa poderosa ferramenta de comunicação, que permite divulgar produtos e serviços, fixar marcas e promover negócios como nenhum outro meio, tem movimentado o setor de criação e desenvolvimento de sites. Mas o que é um site ou uma página na Internet? Trata-se de um arquivo que contém documentos numa linguagem chamada HTML.
É através dele que a definição e os serviços de determinada empresa, entidade ou pessoa estarão sendo divulgados.
É através dele que a definição e os serviços de determinada empresa, entidade ou pessoa estarão sendo divulgados.
E atenção: é possível começar nesse ramo com um espaço pequeno, investindo apenas em equipamentos de informática.
Mercado
É crescente o número de empresas e de pessoas físicas que optam por ter sua própria página na Internet. Expandindo-se numa velocidade impressionante, no Brasil, a Internet deverá ultrapassar a marca dos 5 milhões de usuários nos próximos anos.
Uma boa sugestão na definição do rumo que seu empreendimento vai tomar é encontrar um nicho. É importante especializar-se e, claro, não descuidar das outras competências da gestão.
Conhecer as características dos seus futuros clientes, porque preferem comprar tais produtos, quando fazem suas compras e quais são suas tendências de consumo são avaliações essenciais para o sucesso do seu empreendimento.
Na vida, a gente sabe que das adversidades podem surgir oportunidades. No mundo dos negócios não é diferente: a maioria das empresas bem sucedidas, algum dia enfrentou dificuldades e adotou a mudança como alternativa de sobrevivência naquele momento, para depois, fortalecida, apresentar-se competitiva ao concorrente.
Localização
A escolha do local e do espaço físico necessário para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. O local deve oferecer infra-estrutura adequada e condições que propiciem o seu desenvolvimento.
O espaço físico deve ser o suficiente para abrigar os equipamentos, neste caso uma área de 35 m² é o suficiente.
As posições e distribuição dos equipamentos é tarefa importante para a integração das atividades a serem executadas. Para alcançar satisfatoriamente a produção desejada, você deverá considerar o layout interno (ambiente, decoração, facilidade de movimentação, luminosidade, entre outros) e o externo (vitrinas, fachada, letreiros, entrada e saída, estacionamento, entre outros) da sua empresa.
Equipamentos
Os equipamentos implementados dependerão substancialmente a estrutura que vai ser montada. Vai variar de acordo com o processo e mecanismo de trabalho adotado. Um projeto básico certamente contará com:
- Dois computadores (versão atualizada)
- Scanner´s , máquina fotográfica digital e impressora
- Software de programação, layout de página e animação ( Corel Draw, Microsoft Front Page, Flash, Cut FTP, Dream Weaver, Fireworks e etc)
- Móveis de escritório, automóvel, telefone e fax.
Investimento Inicial
Conforme a estrutura do empreendimento, o valor estimado, para o empreendedor iniciar esse tipo de negócio, pode ficar em torno de: R$ 7.000,00
-Capital de Giro: R$ 2.000,00
-Investimento em equipamentos e instalações: R$ 5.000,00
-Faturamento bruto mensal previsto: R$ 4.000,00
Exige ainda: área de 35 m²
Obs.: Os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale a pena ou não aprofundar a análise do investimento.
O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento. O mínimo de pessoas trabalhando são três: o dono, um programador de página e um profissional para criação (webdesigner).
Na hora de selecionar as pessoas que irão trabalhar na sua empresa, você deve levar em consideração as habilidades específicas exigidas para cada tipo de atividade que desenvolverão. Na linha de produção, atuando com o desenvolvimento de sites, o na função de webdesigner por exemplo, é fundamental que empregue mão-de-obra qualificada, que na maioria dos casos não se encontra pronta no mercado, tendo assim, que formá-la usando as diversas opções de treinamento.
Mas existem características que são comuns a profissionais de todas as áreas: pessoas felizes com a vida, criativas, ágeis, prestativas e que tenham iniciativa. Essas características podem ser desenvolvidas através de treinamentos periódicos, lembrando que não só os funcionários e gerentes devem ser treinados, mas também, o dono do empreendimento deve sempre se atualizar para se manter competitivo no mercado.
Processos produtivos
Uma das maneiras de começar a fazer uma página na rede é entrar num site de buscas da Internet (como o Cadê ou o Yahoo), digitar no campo apropriado palavras como homepage e criar. A partir daí, surgirão vários endereços com informações detalhadas.
A maioria dos provedores de acesso também ensina a desenvolver páginas, como também há provedores que fazem a hospedagem gratuita de sites.
A página precisa de um lugar físico a partir do qual será lida pelos internautas. O endereço americano Geocities é um dos maiores portais de acesso a sites pessoais do mundo. Quase todos os provedores da Internet também abrem espaço para páginas pessoais. Para sites mais rebuscados e complexos, os provedores cobram taxas de hospedagem que variam de 30 a 100 reais por mês. É preciso pagar para ter um endereço próprio. Para isso, acesse o site 'registro.br', mantido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, ali estão os registros de todas as páginas ou domínios .br existentes.
Atrair, cativar e fidelizar usuários deve ser o maior objetivo do site. Sendo assim, ao criá-lo, adote estratégias que definam a organização do seu conteúdo explorando todas as potencialidades da "Worl Wide Web" e do design a seu favor. Interatividade, capacidade de renovação e constante atualização são palavras de ordem deste meio. É importante que o site pareça profissional, seja facilmente navegável e atinja seu objetivo.
Apenas conhecer a área de informática não basta para quem deseja ingressar na área. Um bom planejamento, a concepção e o desenvolvimento é que determinam o sucesso de um site. Por isso, é importante conhecer o cliente e sempre apresentar soluções.
Vários itens devem ser estudados para que a concepção de um site:
1. Planejamento
É o que irá determinar o sucesso do site.
2. Concepção
É preciso saber como atrair atenção usando, efetivamente, as imagens, cores, textos, gráficos, etc. Detalhar em cada página o texto e os gráficos.
3. Desenvolvimento
É quando se dá a criação e implantação das idéias concebidas. O cliente pode acompanhar a evolução do site e sugerir os ajustes que julgar necessários.
Aos futuros empresários, uma sugestão é especializarem-se fazendo cursos. Softwares de diagramação ou manipulação de imagens são apenas ferramentas e não criam profissionais.
O empreendedor deve ter noções de design gráfico e criar produtos personalizados. É preciso conhecer a história do cliente e seus objetivos - se ele quer vender pela rede ou apenas fazer propaganda.
Quanto mais tecnologia empregada na página, mais caro é o serviço, o que tem de ficar bem claro na definição do orçamento. A empresa deve adotar sistema de banda larga de acesso à Web para baratear e agilizar o contato com os clientes.
Clientes
Os clientes desse tipo de negócio vão de pessoas físicas a empresas públicas e privadas de pequeno, médio e grande portes.
Para ganhar projeção no mercado você deve lançar um olhar crítico sobre seu futuro negócio, analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir a clientela que pretende conquistar. Você pode começar identificando segmentos específicos e levantar informações como renda, idade, classe social, nível de instrução, etc., para traçar o perfil dos futuros consumidores do produto que sua empresa venderá.
Divulgação
O ditado popular diz que 'a propaganda é a alma do negócio', mas a gente pode continuar dizendo que os "músculos" também são importantes. Assim, entendemos que dotar os clientes internos (funcionários, os "músculos" do negócio) de informações sobre os produtos oferecidos é a chave para vendê-los ao cliente externo.
Voltando à "alma do negócio", concluímos que para atingir o consumidor e garantir as vendas, você deve planejar o seu marketing. E como fazer isso? A primeira sugestão é fazer uma análise da sua realidade: identifique quais são os custos de seus serviços, adapte-os e busque a otimização de sua alocação. Mantenha seus consumidores motivados, partindo para uma revisão da sua estrutura de comercialização, avaliando paralelamente, se essa estrutura atinge seu mercado-alvo com sucesso. Lembre-se que o marketing deve ser contínuo e sistêmico.
Considere ainda, que num plano de marketing é importante o conhecimento de elementos como preço, produto (serviço), ponto (localização) e promoção. Avaliar as preferências e necessidades de seus clientes em relação às funções, finanças, facilidade, "feeling" (sensibilidade) e futuro.
As empresas devem ter consciência de que a qualidade nos serviços prestados é, ainda, a melhor forma de tornar-se conhecida e sólida num mercado competitivo. A propaganda boca a boca é fator de fortalecimento das marcas.
Diversificação
Para alcançar o sucesso neste mercado é importante oferecer diferenciais. Procurar novas formas de apresentar os produtos tornando-os mais atrativos que os do concorrente.
Pode-se diversificar atuando na área publicitária, com a elaboração de logotipos, catálogos, folhetos, malas-diretas, campanhas com anúncios impressos, rótulos para produtos, outdoors, entre outros materiais de divulgação.
Legislação
Os passos para registro de uma empresa prestadora de serviços
Veja também
Os riscos da informalidade
Qualidades do Empresário de Sucesso
Plano de Negócio
Sugerimos sua participação no Negócio Certo Sebrae
O Negócio Certo é um programa de Auto-Atendimento oferecido pelo SEBRAE gratuitamente, por meio digital ou material impresso, especialmente destinado as pessoas que buscam orientações práticas sobre planejamento, abertura e gestão de novos negócios.
Além da internet o Programa Negócio Certo Sebrae, disponibilizará as informações em:
- estações de auto-atendimento nos Pontos de Atendimento ao Cliente do Sebrae em Santa Catarina;
- em CD Rom,
- em material impresso que podem ser solicitados através do 0800-6430401
Observações importantes
-Comete crime o comerciante que importar, expor ou manter em estoque programas estrangeiros que não tenham sido registrados na SEPIN - Secretaria de Política de Informática e Automação, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Para eles, a lei prevê pena de detenção de até quatro anos, além de multa.
-Certifique-se de que os produtos e equipamentos importados que chegam à sua loja entraram no país legalmente. Caso contrário, você poderá ser enquadrado como cúmplice em crime de contrabando.
- O Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, autarquia federal vinculada ao Ministério da Indústria, Comércio e Turismo é o orgão responsável pelos registros dos programas de computador. Para que possa garantir a exclusividade na produção uso e comercialização de um programa de computador, o interessado deve comprovar a autoria do mesmo, estando portanto revestido de grande importância o registro no INPI.
Eventos
O empreendedor deve estar sempre em contato com as entidades e associações para obter informações sobre os eventos que ocorrerão dentro da sua área (tipo, data, local de realização). Os eventos como feiras, roda de negócios, congressos, etc., são muito importantes para o empresário ficar por dentro das tendências de mercado, conhecer novos produtos e tecnologias, realizar parcerias e fazer bons negócios.
Tags
Criação de Sites
Colabore com o autor clicando aqui!