Para tratar de arquivos a linguagem C fornece um nível de abstração entre o programador e o dispositivo que estiver sendo usado. Esta abstração é chamada fila de bytes e o dispositivo normalmente é o arquivo. Existe um sistema bufferizado de acesso ao arquivo, onde um ponteiro de arquivo define vários aspectos do arquivo, como nome, status e posição corrente, além de ter a fila associada a ele.
Ex:
#include <stdio.h>
main ()
{
FILE *fp; char ch;int nu,*pn;
pn=ν
fp=fopen("teste.dat","w");
printf("Entre com os numeros para gravar e 0 para sair: ");
scanf("%d",&nu);
while(nu)
{
fprintf(fp,"%d ",nu);
scanf("%d",&nu);
}
fclose(fp);
fp=fopen("teste.dat","r");
while(!feof(fp))
{
fscanf(fp,"%d ",&nu);
printf("%d",nu);
} }
Ex:
#include <stdio.h>
main ()
{
FILE *fp; char ch;int nu,*pn;
pn=ν
fp=fopen("teste.dat","w");
printf("Entre com os numeros para gravar e 0 para sair: ");
scanf("%d",&nu);
while(nu)
{
fprintf(fp,"%d ",nu);
scanf("%d",&nu);
}
fclose(fp);
fp=fopen("teste.dat","r");
while(!feof(fp))
{
fscanf(fp,"%d ",&nu);
printf("%d",nu);
} }