A grande tendência do momento é o “TI na nuvem” , originada do termo em inglês, “cloud computing”.
Este termo surgiu em virtude da nova situação do homem moderno, antigamente era necessário um super e grande computador para desenvolver do trabalho mais fácil, ao mais complexo, hoje, o que as pessoas estão realmente em busca é de mobilidade, portabilidade e isso, com a chegada de vários aparelhos, como Smartphone, tablet e netbooks, já é possível.
Deste modo, os super computadores serão usados somente por aqueles que realmente os precisam, o que não é o caso da maioria das pessoas.
Veja também: A melhor hospedagem de sites da internet.
Veja também: Cloud Computing -Clique aqui e entenda.
O mundo está informatizado e conectado, a atenção está voltada ao que há de mais prático e veloz.
Com a computação em nuvem, tudo isso é possível: versatilidade, segurança, rapidez, disponibilidade e muito mais.
Os usuários têm a possibilidade de acessar os seus arquivos pessoais de qualquer lugar e também com qualquer instrumento que tenha internet, não é mais necessário arquivar fotos, músicas, documentos e até ferramentas em objetos físicos, como CDs, pendrives, entre outros; agora, tudo acontece em tempo real, é só acessar e pronto, seus mais variados arquivos estão salvos “na nuvem”.
Cloud computing ou computação nas nuvens é uma idéia que vem se fortalecendo desde 2008 onde parte do principio de que ferramentas e arquivos antes instalados em nossos computadores poderiam ser salvos e executados via internet fazendo com que o arquivo não ficassem mais armazenados em um HD mas em uma rede de servidores (dai a expressão computação nas nuvens).
Entendendo melhor
Armazenar e instalar programas, games, e fotos é uma ação comum para qualquer pessoa que tem um computador, todos esses arquivos ficam armazenados no HD, o problema é que acidentes e falhas do hardware ou do usuário podem fazer com que todo os dados armazenados ali se percam.
No caso da Cloud Computing esses arquivos ficariam salvos em servidores, servidores esses que contém redundância (uma espécie de duplicação: backup) dessa forma seria quase impossível que seus arquivos se perderem.
Não é necessário nenhum esforço da sua parte para gerenciar ou dar manutenção em aplicativos.
A nuvem é efetivamente infinita em tamanho, portanto você não precisa se preocupar em ficar sem capacidade.
Você pode acessar aplicações e serviços baseados na nuvem de qualquer lugar -- tudo o que você precisa é de um dispositivo conectado à internet.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos este blog? Colabore com o autor clicando aqui!